quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Clique para ampliar!

A Secretaria da Educação e Cultura do Estado tem mostrado através da Unidade Escolar Didácio Silva, que não basta garantir o direito de todos à escola. É preciso assegurar também as condições para que todas as crianças possam permanecer na escola e progredir em seus estudos, garantindo-lhes uma educação de qualidade. Educação, o esporte e lazer são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer cidadão.

Nesta sexta – feira, 27 de abril, em todos os estados do Brasil, a Rede Globo através do projeto Amigos da Escola está promovendo o dia temático para incentivar a comunidade a participar das atividades de seus filhos na escola. A Unidade Escolar Didácio Silva, foi escolhida para sediar o dia temático “Todos pela Educação”.

Amigos da Escola tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da escola pública de educação básica, incentivando a participação de voluntários no desenvolvimento de ações e projetos educativos e de cidadania realizados em beneficio da escola e da comunidade.

O evento reuniu durante todo dia 1.200 alunos, professores e voluntários de várias instituições. O dia começou com uma apresentação de dança, várias homenagens para a comunidade de ex-aluno, professores e funcionários. A programação contou também com várias palestras, espaço de dengue, oficinas de arte, pintura, cinema na escola, dentre outras atividades.

Segundo o diretor da unidade, Alberto Machado, a escolha para participar do projeto Amigos da Escola, foi feita durante uma reunião que aconteceu dia 24 de abril e que contou com a participação das três entidades executoras do projeto no Piauí: Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a TV Clube- afiliada Rede Globo no Piauí.

Alberto Machado falou ainda da emoção de ter sua escola selecionada para participar do projeto “Participar de um evento como esse, é muito gratificante. Tenho certeza que estamos no caminho certo, isso tudo é resultado de trabalho com muito amor e dedicação desenvolvido pelo corpo acadêmico deste colégio”, afirmou.

Alberto Machado acrescentou que quando a escola consegue ultrapassar seus muros, torna-se um \\\"pólo cultural\\\" da comunidade. Há um ganho geral, pois a família passa a valorizar e reconhecer a instituição escolar e a estimular os estudos de seus filhos. O ambiente torna-se mais propício para a aprendizagem.

Para o Secretário Estadual da Educação, José Barros Sobrinho, a integração de escola e comunidade é fundamental. “A partir do momento que estreitamos os laços entre escola e a comunidade conseguimos estabelecer uma relação de respeito e confiança. E a partir desse momento a escola passa a ser mais valorizada e reconhecida pela população”, frisou o secretário.

Por Michele Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário